Prefeitura de Jandira reduz fila de espera para consultas e exames

Em 20 dias, a Prefeitura encaminhou 2,4 mil atendimentos. Tempo de espera chegava a 3 anos nas Unidades de Saúde do município. Uma força-tarefa foi criada pela Prefeitura de Jandira, para reduzir as longas filas de espera nas unidades de saúde da cidade. No dia 02 de janeiro, a Secretaria de Saúde encontrou mais de 23 mil consultas com especialistas e exames aguardando agendamento, boa parte deles datadas de mais de três anos.

Para minimizar o quadro, o prefeito Paulo Barufi determinou uma série de medidas visando a organização da Central de Regulação da Secretaria da Saúde, órgão responsável pelo agendamento de consultas e exames, e que funcionava de forma precária. Uma parceria com o Estado foi firmada: dois servidores municipais receberam treinamento e passaram a realizar triagens das guias de encaminhamento, elencando prioridades por complexidade.

Em apenas 20 dias, a Central de Regulação conseguiu agendar mais de 2.400 consultas e exames, iniciando uma nova ordenação na lógica dos atendimentos em Jandira. Muitos desses agendamentos foram conseguidos por meio do Bolsão de Vagas, oferecido diariamente pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), setor da Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo a prefeitura, as vagas estavam sendo oferecidas pelo Estado, mas simplesmente não eram agendadas, o que resultava nas filas de espera. A intenção da Prefeitura com essa ação é chegar a um patamar administrável, diminuindo o intervalo de tempo entre o pedido de exame ou consulta e sua realização.

O prefeito Paulo Barufi, que elegeu a área de Saúde como uma das prioridades de sua gestão, comentou a ação. “Temos que respeitar o cidadão de Jandira. É fundamental agilizar esses procedimentos e impedir que o paciente aguarde tanto tempo para simples exames e consultas médicas”, disse o prefeito Paulo Barufi.

Adicionar Comentário

Designed by

best down free | web phu nu so | toc dep 2017