Escolas e bibliotecas de Barueri festejam Dia Nacional do Livro Infantil

Na terça-feira, dia 18 de abril, foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil e, em Barueri, a data foi celebrada com atividades especiais na rede de ensino e em bibliotecas. Na Emei João Fernandes, por exemplo, as atividades integraram a participação dos contadores de histórias, em uma parceria com a Secretaria de Cultura. As crianças e os pais ouviram histórias de Monteiro Lobato interpretadas pelos personagens Emília, Dona Benta e Tia Nastácia.

Seguindo as festividades, os alunos receberam livros de histórias infantis, além de participarem da feira de troca de livros, envolvendo os estudantes de toda a escola, nos períodos da manhã e da tarde.

Para a diretora Elaine Cristina, a ideia de comemorar a data deve-se “a importância de incentivar os estudantes ao hábito da leitura desde cedo, além de regatar a cultura de autores e do folclore brasileiro”.

Na Biblioteca Municipal Salomão Cruz (Vila Pindorama) a data foi lembrada com sarau sobre Monteiro Lobato. Já na Biblioteca João Galdino de Oliveira (Jardim Silveira) houve atividades comemorativas ao tema e apresentação do palhaço Costelinha.

Sobre a data

Instituído em 2002, o Dia Nacional do Livro Infantil ficou reservado a 18 de abril, data de nascimento de escritor Monteiro Lobato. O escritor contribuiu com obras célebres para o público infantil e adulto. Sua primeira história infantil, “A Menina do Narizinho Arrebitado”, foi publicada em 1920. O sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros.

Adicionar Comentário

Designed by

best down free | web phu nu so | toc dep 2017